quinta-feira, 4 de junho de 2009

Direitos dos Animais


Nesta mensagem vamos falar sobre cuidados a ter com a alimentação dos animais e as suas condições de habitat, além das condições em que vivem os animais que vão ser abatidos para fornecer alimentos ou outros objectivos.


Alimentação



-Alimentação dos Animais (qualidade)

Para um animal ter uma boa qualidade de vida um dos factores mais importantes a ter em conta é a sua alimentação.
Geralmente ter cuidados permanentes com a alimentação requer algum tempo e esforço, é por isso que existem pessoas que em vez de darem a alimentação correcta ao seu animal de estimação decidem dar-lhe da mesma comida que eles comem, mas estas acções isso podem vir a gerar problemas para a saúde do animal, é por isso que hoje em dia existem várias empresas que se especializam em fazer a melhor comida possível para o animal, no entanto, subsistem empresas que apenas se interessam pelos lucros, ignorando as normas, é por isso que os países estão a dar cada vez mais esforços para que se garanta que apenas a alimentação de qualidade seja exposta para venda.


A qualidade da alimentação animal é essencial pois influencia a saúde animal e, portanto, a segurança dos alimentos. A legislação em matéria de rotulagem e de circulação dos alimentos para animais foi completada de maneira a conferir um maior relevo à protecção da saúde humana e animal. Para além de regras relativas à higiene e os controlos aplicáveis aos alimentos para animais, a União Europeia regulamenta assim certas substâncias e produtos a fim de limitar ou mesmo proibir a sua presença na alimentação animal.



-Animais Como Alimentos

Os maus-tratos a animais continuam a ser um hábito recorrente na indústria alimentar, devido à enorme produção de carne e peixe para alimentar a vastíssima população. Existem muitos matadouros que utilizam práticas violentas em que muitas das vezes o animal debate-se em sofrimento. Na maioria dos casos, os animais foram sujeitos a uma alimentação com muitos antibióticos, para um rápido crescimento, o que pode causar lesões permanentes em alguns órgãos.


Os animais que são utilizados para alimentar a população são os que vivem nas piores condições, e com pouco ou nenhum espaço. Esta falta de estímulos leva muitas vezes à imposição de hábitos impróprios à sua natureza e à depressão de alguns animais
Muitos destes distúrbios mentais podem ser revertidos, mas para isso é necessário que seja devolvido algumas condições do habitat natural a que pertencem.


Geralmente, os matadouros clandestinos também apresentam más condições que podem pôr em risco a saúde humana.



Condições de Habitat

No contrabando, ó a acção de estar a traficar animais é ilegal, por isso tenta-se sempre esconder os animais, ainda que para tal seja necessário o animal estar a viver em condições miseráveis.


Normalmente, as autoridades descobrem animais que foram ou irão ser traficados nestas condições. Todos os animais que foram salvos do contrabando pelas autoridades, acabam por ser acolhidos em instituições que lhes dão os cuidados necessários para levarem uma vida o mais parecida possível com o seu habitat natural e se possível serão depois devolvidos ao seu habitat natural.


Os animais que são utilizados para alimentar a população são os que vivem nas piores condições, e com pouco ou nenhum espaço. Esta falta de estímulos leva muitas vezes à imposição de hábitos impróprios à sua natureza e à depressão de alguns animais
Muitos destes distúrbios mentais podem ser revertidos, mas para isso é necessário que seja devolvido algumas condições do habitat natural a que pertencem.


Existem animais selvagens são mantidos como animais de estimação desde pequenos. Estes casos de criação de animais em cativeiro impossibilitam (caso o animal alguma vez volte para o seu habitat natural) a sobrevivência dos mesmos, pois os comportamentos de sobrevivência nunca chegaram a ser aprendidos.


Existem também zoos que não conferem um habitat apropriado para o animal viver. Para que os animais vivam o mais possível em condições semelhantes ao seu habitat natural há que ter cuidado para evitar a introdução de animais estranhos ao ambiente. Tem que se verificar as condições de sobrevivência das espécies solicitadas e reparar se existem dificuldades de readaptação do próprio animal.

Sem comentários: